quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Reunião do núcleo de filosofia e sociologia de Maringá

Convocamos os estudantes e profissionais das areas de Filosofia e Sociologia para reunião nesta segunda-feira (03/09) às 17h30min no bloco I12 na UEM.

Pauta:

Discussão a respeito das últimos informes sobre a possibilidade de corte de aulas das disciplinas de filosofia, sociologia, Educação Física, Artes e L.E.M.

Compareçam para nos interarmos do assunto e retirarmos alguma ação prática.

Mais informações:
http://tocadasofia.blogspot.com.br/2012/08/as-disciplinas-de-artes-educacao-fisica.html

No CONVITE AO TEATRO desta semana “O SONO PROFUNDO DOS NEGROS VENENOS”

O poeta austríaco Georg Trakl (1887-1914), considerado um dos maiores nomes da poesia expressionista e voz marcante da língua alemã no Século XX,
teve uma vida breve e conturbada.
O vício em drogas e a relação com a irmã Grete, que parece ter sido seu único amor,
consumiram-lhe o espírito e possibilitaram o nascimento de uma poesia visionária, marcada por rupturas e imagens de grande força.
 Como farmacêutico, alista-se no exército e presencia os horrores da guerra.
 Depois de um surto diante de um batalhão de estropiados que ele teria de cuidar,
sem as mínimas condições, tenta suicídio e é impedido por alguns soldados.
Durante sua convalescença num hospital, escreve “Grodek”, um de seus poemas mais importantes e pintura devastadora sobre a sua experiência militar.
Pouco tempo depois, acaba se matando com uma overdose de cocaína e barbitúricos em 03 de novembro de 1914.
Grete cometeria suicídio dois anos mais tarde.
 
A peça “O Sono Profundo dos Negros Venenos” se propõe a interpretar, à luz das dúvidas e contradições,
esse passado de horror e desejo, criação e morte,
através de interjeições sobre a vida e a poesia de Trakl e a possibilidade de torná-las vivas no palco.
 
 
Grupo: Teatro de Câmera
Texto: George Trakl e Paulo Campagnolo
Direção, iluminação, cenografia e figurino: Paulo Campagnolo
Direção Musical: Geraldo Ribas e Paulo Campagnolo
Elenco: Joaquim dos Santos
Clara Swecker
Clóvis Moura
Rafaela Haddad
Piano: Geraldo Ribas
Poemas de Georg Trakl traduzidos por Alexandre Flory
 
Local
Teatro Barracão
Horário
31 de agosto (sexta), às 21h
Limitados à 120 lugares.
A entrada é gratuita

domingo, 26 de agosto de 2012

As disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia, Sociologia e L.E.M correm risco de ter aulas reduzidas em escolas Estaduais do Paraná.

Mensagem do Paraná: Companheir@s, ontem (23/08) tivemos reunião do NESEF para fazer uma análise de conjuntura pós divulgação do índices do IDEB e do posicionamento da superintendente na RPC. Tudo indica que a coisa ficará feia para nossas disciplinas, pois cogita-se que a SEED (superintendência) enviará ao CEE até o mês 09/12 uma proposta única de matriz curricular a ser implementada em todas as escolas de ensino médio. Para isso algumas disciplinas seriam reduzidas a uma aula semanal na matriz curricular.
Segundo especulações a proposta irá reduzir para uma aula semanal as disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia, Sociologia e LEM. E, aumentará o número de aulas de português e matemática.
Creio que precisamos articular junto a APP-Sindicato novamente os coletivos de Filoso
fia e Sociologia.
Não podemos fazer uma luta corporativista em torno somente da filosofia e da sociologia, precisamos mobilizar também os professores das demais disciplinas que correm o mesmo risco.
A estratégia de aprovar em assembléia um moção pela não redução de aulas parece ser boa, mas precisamos aliar a isto a ampliação da matriz curricular para ao menos 29 aulas semanais (como ocorre no CEP e no Colégios da PM). Com isso não entramos em choque com professores de português e matemática que certamente apoiam a decisão da SEED.
Outra ação deverá ser junto ao CEE que irá discutir a questão em setembro . A estratégia da SEED via CEE é uma tentativa de desviar o foco para o CCE que, como sabemos, acatará a proposta da seed tendo em vista a resolução do curso de formação de docentes votada no início do ano.
Outra alternativa e mobilizar as representações de estudantes no Paraná - seja do ensino médio e das graduações - Precisamos saber quem tem contato com a UPE para mobilizá-los o mais rápido possível.
Vamos nos mobilizar.

Ass: Ademir


Acreditamos que reduzir o número das aulas de determinadas disciplinas não resolverá o problema da precarização do ensino. É fato que um conjunto de fatores estimulam a deficiência de aprendizado dos estudantes e tais problemas só podem ser solucionados com investimento na educação pública. Não adianta tapar o sol com a peneira criando cursos como o PARFOR que formam professores em dois anos ou querer reduzir disciplinas a favor de outras, lembrando que todas as disciplinas são importantes para a formação do individuo, profissionalmente e socialmente.

Defendemos, alunos da filosofia da UEM, que os estudantes, profissionais e simpatizante da luta dos professores contra a redução das aulas das disciplinas citadas fiquem atento a data de divulgação da próxima reunião do núcleo de maringá, para que possamos discutir e pensar em uma possivel ação prática.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tribunal de contas veta a equiparação salarial dos docentes do Paraná

Enquanto aguardamos a resposta oficial do governador Beto Richa, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná afirmou à RPC/TV Curitiba que irá vetar a equiparação salarial aprovada ontem pela ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná). Em Greve e mobilizados, nós professores mais uma vez ficamos perplexos diante desse jogo do governo do Paraná. Afinal: por que o presidente do TCE ameça os professores das universidades estaduais?

Informação adquirida via Sesduem

Governador em reunião para sancionar lei da reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos Docentes

Conforme reivindicação do SINTEEMAR e demais sindicatos durante reuniões realizadas no dia 08 de agosto com o secretário da Casa Civil e no dia 09 de agosto com o secretário da SETI, o governador do Estado está, neste momento, reunido com demais secretários para sancionar a lei da reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos Docentes.

Desta forma,  ainda hoje a Lei deverá ser sancionada e a partir de 1º de outubro, os docentes irão receber a reposição salarial em quatro parcelas anuais de 7,14% ( 2012,2013,2014 e 2015).

Esse é o resultado das inúmeras reuniões e negociações que foram realizadas desde o mês de março, entre os dirigentes sindicais das IEES e representantes do governo do Estado, e revela a força, determinação e raça de uma categoria que luta para defender os seus direitos a fim de assegurar uma educação de qualidade nas instituições de ensino.

CONQUISTA

Nas reuniões realizadas entre os sindicatos das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), com a SETI, SEAP e Casa Civil, os sindicatos sempre cobraram do Governo o encaminhamento da reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos Docentes para a Assembleia Legislativa do Paraná. Na semana passada, o Governo por fim encaminhou e ontem, dia 21 de agosto, o Projeto de Lei foi aprovado em duas sessões, realizadas depois que a proposta entrou na Ordem do Dia e aprovada em Comissão Geral de Plenário, reduzindo os tramites normais do legislativo e permitindo os pareceres favoráveis das Comissões de Finanças, Ciência e Tecnologia e de Educação.

De acordo com as informações divulgadas no site da Assembleia Legislativa (AL), como  o projeto não sofreu emenda, um requerimento foi apresentado garantindo que fosse colocado em pauta e assegurando a dispensa da votação da matéria em redação final, permitindo assim, o encaminhamento para a sanção.

O SINTEEMAR, juntamente com os demais sindicatos, continua em ESTADO DE ALERTA até que a Lei seja regulamentada e o pagamento da reposição salarial realizado, até o dia 30 de outubro.

Agora a LUTA é pela conquista do PCCS dos técnicos.

Vigilia dos grevistas da UEM (Hoje)

Professor!!! Compareça à Vigília programada para hoje às 19:00 hs - em frente à BCE com velas para caminharmos em protesto até à reitoria. Essa atividade será uma importante forma de manifestação para aceleramos a sanção e publicação no diário oficial e a garantia do pagamento de nossa reposição salarial em outubro de 2012.

Comunicado 2 do Comando Estadual de Greve: Projeto de Lei aguarda sanção do governador Beto Richa


ADUNICENTRO ADUNIOESTE SESDUEM SINDUEPG
COMANDO ESTADUAL DE GREVE
COMUNICADO – Nº2 – 21/8/2012

O Comando Estadual de Greve (UEPG, UEM, UNICENTRO e UNIOESTE) acompanhou o processo de votação do Projeto de Lei de Equiparação Salarial docente em Curitiba hoje, 21/8 (terça-feira).

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Professores da UEM entram em greve por tempo indeterminado

Como o projeto de equiparação salarial entre docentes e técnicos de nível superior deve ser votado nesta terça-feira na Alep, paralisação pode terminar ainda nesta semana.

Cerca de 1,5 mil professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira (21). A paralisação das atividades afeta cerca 10 mil alunos, de acordo com a Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem). A reivindicação é pela equiparação dos salários dos professores com o dos técnicos de nível superior das universidades estaduais do Paraná.
A adesão total dos docentes da UEM foi decidida em assembleia realizada em 16 de agosto e confirmada em nova reunião nesta terça-feira no Auditório do Dacese, no campus de Maringá. No início da manhã, alguns alunos foram para a aula, mas foram dispensados pelos professores, de acordo com a vice-presidente da Sesduem, Marta Belini
Na segunda-feira (20), o projeto do reajuste salarial foi lido no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Pela proposta, a equiparação dos vencimentos de professores e técnicos será feita em quatro anos, de outubro de 2012 a 2015, em parcelas de 7,14%. Para garantir uma aprovação rápida, haverá sessões extraordinárias ao longo do dia, a fim de apreciar a matéria em todas as votações necessárias. Além disso, eventuais emendas ao texto serão analisadas na hora, sem ser preciso o retorno às comissões temáticas.
Para a vice-presidente da Sesduem, o avanço nas negociações com o governo estadual pode antecipar o fim da greve na UEM e nas demais universidades estaduais que já paralisaram as atividades. No entanto, Marta explica que os grevistas precisam respeitar o intervalo de 48 horas desde a última assembleia para a realização de nova a votação para decidir pela retomada ou não do trabalho.
Votação em caráter de urgência
A Alep deve aprovar nesta terça-feira (21) a proposta de reajuste salarial de 31,73% prometida aos professores das universidades estaduais, que será aplicado em parcelas até 2015.
Em 21 de março deste ano, depois de um ano de negociações com a categoria e vários protestos dos professores, o governo prometeu enviar ao Legislativo até 1.º de maio um projeto de lei que equiparasse o piso salarial de um professor universitário ao de um técnico de nível superior das universidades estaduais. Mas a promessa não foi cumprida na data prevista. O governo alegou que precisava equacionar as contas para não ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Tribunal de Contas do Estado apontou que o governo extrapolou o limite neste ano. Os argumentos, porém, não foram aceitos pelos grevistas.

retirado do site da: gazeta maringá -
http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1288850&tit=Professores-da-UEM-entram-em-greve-por-tempo-indeterminado

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CINEUEM apresenta: O RETRATO DE DORIAN GRAY

NESTA QUINTA-FEIRA (23/08) NO AUDITÓRIO DO I12 - AS 18H30MIN.

(ENTRADA FRANCA)

Confirmada a greve dos professores para o dia 21/08


BOLETIM 19: 21 DE AGOSTO: Docentes da UEM em GREVE

16 DE AGOSTO DE 2012
http:// www.sesduem.com.br
sesduem@gmail.com
21 DE AGOSTO: Docentes da UEM em GREVE
Hoje, 16 de agosto de 2012, os docentes reunidos em Assembleia Geral da Sesduem deliberaram:
GREVE a partir do dia 21 deste mês, terça-feira.

Lutamos pela equiparação salarial!
Lutamos pela aprovação em regime de urgência na Assembleia Legislativa de nosso Projeto de Lei e sua publicação em Diário Oficial!
 
Informações tiradas do site da SESDUEM:  http://www.sesduem.com.br/?p=1580
 
(A greve pode durar um dia, um mês ou um ano... são informações que não podem ser confirmadas). Na teoria, todos os professores devem entrar em greve, mas na prática pedimos que os estudantes entrem em contato com os professores do seu departamento para saber a situação.

Opção de atividade cultural GRÁTIS


CineFilo apresenta: Era uma vez em tóquio - 1953


Neste próximo final de semana (25 e 26/08) será realizado os jogos sedentários da filosofia.

(Aberta participação para ex-alunos do curso de filosofia/UEM)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Governo Beto Richa mente para professores


Governador Beto Richa libera mais 34 milhões de reais para universidades estaduais

O governador Beto Richa autorizou, nesta quarta-feira, a liberação de 34 milhões e 160 mil reais em recursos para obras de melhoria da infraestrutura nas sete universidades estaduais do Paraná. O repasse é proveniente do Fundo Paraná, formado por 2% da receita tributária do Estado. Os recursos serão distribuídos para a Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade do Centro do Paraná; Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Estadual do Paraná. O governador ainda autorizou a realização de concurso para a contratação de 62 professores universitários para o Curso de Medicina da UEPG. De acordo com Beto Richa, a medida vai atender uma forte demanda da instituição.// O governador também lembrou que neste ano já foram nomeados 55 profissionais para a instituição, sendo 14 professores para o Curso de Medicina e outros 41 docentes e 10 agentes universitários para diversos departamentos. Segundo o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, essa é uma grande conquista, que vai beneficiar toda a estrutura de ensino da instituição.// SONORA JOÃO CARLOS GOMES.// A previsão é que as provas sejam realizadas em novembro e a contratação dos profissionais no ano que vem. As vagas atenderão disciplinas curriculares dos 5º e 6º anos do curso. O governador também autorizou a nomeação de 277 servidores para o Hospital Regional Wallace Thadeu de Melo e Silva, em Ponta Grossa. Os profissionais foram aprovados em concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. O investimento mensal para as contratações será de 665 milhões e 500 mil reais. (Repórter: Amanda Laynes).

Governador assina mensagem do reajuste de professores universitários

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (15/08), em Curitiba, a mensagem para envio à Assembleia Legislativa do anteprojeto de lei que propõe um reajuste de 31,73% no salário dos professores das instituições estaduais de ensino superior. A medida prevê o pagamento a partir de outubro, em quatro parcelas anuais de 7,14%.

O reajuste faz parte do plano de equiparação salarial dos docentes com o quadro técnico das universidades estaduais. “Estamos honrando um compromisso assumido no início da gestão com os professores universitários, uma reivindicação antiga, justa e merecida”, afirmou o governador. Richa disse que toda a equipe do governo trabalha com esforço para corrigir defasagens encontradas na administração pública.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, informou que o pagamento das demais reposições de 7,14% será realizado sempre no mês de outubro. “O nosso governo busca corresponder às expectativas do funcionalismo e da sociedade, mas também dedica muita atenção às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.

O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades estaduais com mais de 120 mil acadêmicos nos cursos presenciais e à distância. Representa hoje um orçamento de cerca de R$ 1,3 bilhão por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado, embora constitucionalmente o ensino superior seja de responsabilidade do governo federal.

 http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=70343&tit=Governador-assina-mensagem-do-reajuste-de-professores-universitarios&ordem=20

Notícia da Adunicentro: Gazeta do Povo tenta desmobilizar a paralisação de docentes das IEES paranaenses

O argumento usado pelo Jornal A Gazeta do Povo, a partir de dados do Tribunal de Contas do Estado, informa que a administração estadual ultrapassou o limite prudencial de despesas com o funcionalismo. Isso não se sustenta após uma breve análise dos dados apresentados. Segundo o Jornal o estado extrapolou as contas e por isso estaria e impedido de conceder reajuste aos servidores devido à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Aqui é preciso esclarecer quatro pontos:

Sinteemar aceita proposta do Governo do Estado de reajuste salarial, mas Sesduem realiza paralisação para discutir indicativo de greve.

PCCS - D:
Projeto de lei foi enviado para a AL ontem (quarta-feira)
16/08/2012
Conforme divulgado na terça-feira, dia 14, o governo do Estado honrou o compromisso que fez com o SINTEEMAR e enviou à Assembleia Legislativa (AL), na quarta-feira,dia 15, o Projeto de Lei que propõe  reajuste no salário dos professores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

CineUEM - Apresenta: Mephisto (Hoje - 16/08)

Dia 16 de Agosto de 2012
 Mephisto
(Istvan Szabo, 1981)



 Anfiteatro do I12 - 18h30min

 Comentaristas: Reginaldo Benedito Dias (DHI) e Fábio Bertonha (DHI).


Entrada Franca
 

A universidade que queremos

Retórica populista ameaça o futuro das instituições no Brasil
 
 Ocupação no campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)