segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Amanhã (04/11) ato pela ampliação da matriz curricular do Ensino Médio das escolas do Paraná.

O Governo do Estado do Paraná, mediante atitude impositora, diminuiu as aulas de Filosofia, Sociologia, Educação Física, Lingua Estranheira Moderna e Artes da matriz curricular do Ensino Médio, com o intuito de aumentar as aulas de Português e Matemática.
Quando era, apenas, desconfiado a possibilidade de mudança da matriz curricular, houve muitas discussões no âmbito escolar, principalmente quando o NESEF (Núcleo de Estudos Sobre o Ensino de Filosofia) lançou uma critica sobre a possibilidade de tais alterações, que passariam por cima da opinião pública. 

(Leia o manifesto acessando o seguinte link básica.http://tocadasofia.blogspot.com.br/2012/09/manifesto-de-apoio-ao-posicionamento.html ).

Vários núcleos de filosofia e sociologia surgiram pelo Estado do Paraná,  construindo abaixo - assinados, enviados para a SEED - Secretária de Estudação do Estado do Paraná, mostrando repúdio a proposta do Governo do Estado, e mobilizando a população para atentar-se a decisão de sucatear, ainda mais, a educação do nosso Estado.
Visando um aumento nas estatísticas do IDEB (responsável pela avaliação da qualidade de educação) o Governo decidiu reduzir disciplinas, para dar lugar as aulas de Português e Matemática, lembrando que apenas estas duas disciplinas sãp utilizadas como referencia para a avaliação feita pelo IDEB, que dirá se o nível de educação subiu ou não. Mas será que esse método de avaliação tem sido válido para avaliar a qualidade de ensino?
Menosprezando a função das demais disciplinas, o Governo do Estado aumentou a matriz curricular de Português e Matemática e como resultado dessa alteração, as demais disciplinas tiveram suas matrizes reduzidas. A atitude do Governo do Estado passou por cima da opinião pública ao recusar-se dialogo com a comunidade escolar, impondo sua decisão goela abaixo dos educadores e estudantes. Mas nós temos a consciencia de que, reduzir aulas só prejudicará a Educação, por isso, não reconhecemos real preocupação do Governo com a nossa educação, não mais que com as estatísticas do IDEB que visa uma falsa idéia de educação de qualidade, desde que nada dizem sobre o que realmente é a nossa educação. De repente a que está em penultimo lugar no ranking de avaliação de qualidade de educação dos Países em Desenvolvimento?

Por isso afirmamos nosso compromisso com a luta contra a redução da Matriz Curricular defendendo que uma educação de qualidade é aquela que reconhece todas as disciplinas como importantes, por isso, queremos a equiparação/ampliação das aulas para todas as disciplinas, além de mais investimentos em infra-estrutura e o reconhecimento do educador.

VAMOS TODOS AS RUAS NESTA TERÇA-FEIRA (04/12) DIZER NÃO A POSTURA IMPOSITORA DO GOVERNO DO ESTADO E EXIGIR A AMPLIAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. NÃO QUEREMOS REDUÇÃO, QUEREMOS INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO.

Concentração às 08h30min na praça Rapouso Tavares, e em seguida, seguiremos em caminhada até o núcleo de educação.


Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...
 Raul Seixas

Abaixo segue mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário