segunda-feira, 26 de março de 2012

Deliberações a respeito da última reunião do CAFIL (26/03)

Na segunda-feira, foi realizada no espaço físico do Centro Acadêmico de Filosofia, CAFIL, reunião aberta com os estudantes de filosofia. Em meio a discussão a respeito de algumas pautas levantadas, obtivemos as seguintes deliberações;

Informes:

- Provavelmente não haverá mais greve. A Sintemar, sindicato dos funcionários não acataram as propostas do Governo do Estado de reajuste salarial, mas a Sesduem, sindicato dos docentes acataram. A proposta é de que o reajuste fosse dividido em 4 anos. Vale lembrar que, isso garante o apoio dos professores e funcionários das IES do Paraná para as próximas eleições para Governador. Desde que, a última parcela ficará por conta da nova gestão.
- O DCE decidiu fazer um ato no dia 28/03 para entregar uma carta de reivindicações a Administração da Universidade. Vale lembrar que, das pautas de ocupação da reitoria, apenas o xerox a R$ 0,07 centavos para a BCE foi atendida. Mas, diante da demanda de trabalho para os funcionários da copiadora da BCE, estes pensam em largar o serviço, desde que, quadruplicou a quantidade de trabalho, mas não houve contratação de funcionários para que o trabalho fosse feito de forma a não explorar demais os trabalhadores.
O DCE pediu para que os Centros Acadêmicos construíssem suas pautas especificas de reivindicação para anexar a pauta geral de reivindicação dos estudantes. 

Assim segue as pautas de reivindicações dos estudantes de filosofia da UEM:

- Os estudantes de filosofia, mediante CAFIL, exigem que os critérios do PIC e PIBIC voltem a ser democráticos. Acreditamos que os critérios meritocraticos elitizou a pesquisa na universidade, dando oportunidade apenas aos iluminados de iniciar-se na pesquisa. Não são levadas em considerações as dificuldades pessoais e diárias, inviabilizam os estudantes com mais de 3 reprovações, mesmo que posteriormente, esses estudantes eliminem essas dependência. O que surge em nossa universidade, a nosso ver, é um certo tipo de divisão de classes entre estudantes pesquisadores e não pesquisadores. O que isso tem ocasionado? Muitos estudantes com capacidade de pesquisar, mas que devido as adversidades da vida obteve mais de 3 reprovações acabam pesquisando informalmente, assim como professores, capacitados a orientar, mas devido a burocratização dos critérios para orientação, acabam orientando seus alunos informalmente.
Desejamos que os critérios para iniciação cientifica voltem a ser democráticos. Retornem ao que era antes das novas alterações.

(Vale lembrar que o CAFIL irá enviar uma carta criticando tais critérios e pedirá aos demais centros acadêmicos da universidade e departamentos que apoiam essa causa e se mobilizarem em prol da democratização da pesquisa em nossa universidade).

- Os estudantes de filosofia, mediante CAFIL, são contra o monopólio dos anfiteatros. No decorrer deste ano tem surgido imensa dificuldade em conseguirmos reservas de auditórios, que mesmo sendo construídos com dinheiro público e estando em universidades públicas, tem sido monopolizados por diversos departamentos. Acreditamos que os anfiteatros devem ser de uso coletivo, levando em consideração que diversos cursos não possuem anfiteatro. Somos contra o monopólio dos anfiteatros.

- Os estudantes da filosofia, mediante CAFIL, exigem a compra de Data Shows para o DFL. Vale lembrar que com o roubo dos Data Shows que haviam sido instalados nas salas de aulas, os professores tem sentido dificuldade em ministrar suas aulas com qualidade, desde que muitos, gostariam de passar filmes, slides e documentários aos estudantes.

Para falar de coisas boas, depois de todas essa pautas de reivindicação, em reunião, decidiram pela organização de uma festa que vise a interação entre os estudantes do curso de filosofia. Mais informações procurem os estudantes das respectivas séries:

1° Suzy ou Marcos;
2° Letícia ou Johnnatan
3° Camila Izidio
4° Pâmela, Vânia ou Francielle

Estes estudantes ficaram de passar listas nas respectivas salas de aulas para ver quantos alunos irão participar da festa.

- Grafite no CAFIL - foi discutido em reunião a realização de um grafitte na janela de aço do CAFIL por Isaac, integrante do movimento de hip hop de Maringá. Há a possibilidade de rolar um evento neste dia.

- Foi solicitado pelo CAFIL uma placa de identificação do nosso espaço físico a prefeitura do campus a ser colocada me cima da nossa porta.

- Foi solicitado pelo CAFIL que a universidade colocasse cortinas em nosso espaço físico.


- O estudante Douglas Sabecc do 1° e o estudante André Rossalen do 2° ficaram de levantar informações a respeito de como organizar um PET para o curso de filosofia.

Sem mais a tratar, certos da compreensão de todos que não compareceram a reunião aberta dos estudantes de filosofia,

CAFIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário