terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O desafio de lecionar filosofia

Obrigatória no ensino médio há quatro anos, disciplina não desperta interesse nos estudantes. Filósofos tentam encontrar solução para mudar esse quadro.
Por: Célio Yano
Publicado em 29/11/2012 | Atualizado em 29/11/2012
O desafio de lecionar filosofia
Sala de aula vazia. Tornar a filosofia interessante para alunos de ensino médio é o grande desafio dos professores da área. (foto: Tiffany Szerpicki/ Sxc.hu)
Filósofos têm usado uma expressão bastante popular para definir a decisão do Ministério da Educação de instituir, em 2008, a obrigatoriedade do ensino de filosofia para alunos de nível médio. A medida, que, por um lado, é vista como positiva, por outro, teria sido ‘enfiada goela abaixo’, uma vez que não foi precedida de iniciativas que permitissem sua aplicação de modo eficiente.
Filósofos de todo o país defendem a criação de linhas de pesquisa e até programas de pós-graduação específicos para o desenvolvimento do ensino nas escolas
Tanto é que quatro anos depois da sanção da lei 11.684/2008, que inclui a disciplina de filosofia – além da de sociologia – no currículo do ensino médio, grande parte dos professores está despreparada para lidar com a matéria, constatam os pesquisadores da área. Diante do problema, filósofos de todo o país defendem a criação de linhas de pesquisa e até programas de pós-graduação específicos para o desenvolvimento do ensino nas escolas.
Na Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), o tema ganha cada vez mais espaço. No último encontro nacional da entidade, realizado no fim de outubro em Curitiba, um conjunto inédito de eventos paralelos foi organizado para discutir os problemas e as possíveis soluções envolvidas com a questão.
Para Patrícia Velasco, da Universidade Federal do ABC (UFABC), o primeiro ponto a se refletir é que, apesar de ter relação com a área de educação, o ensino de filosofia deveria ser objeto de estudo por parte de filósofos. “Hoje, o professor que pretende se especializar tem de recorrer a programas de pós-graduação na área de educação”, lembrou, durante o encontro da Anpof.
“Acredito que há pressupostos filosóficos no ensino de filosofia, como a própria identidade da filosofia”, disse. “Diferentes respostas geram diferentes métodos de ensino.” Daí viria a necessidade de criação de programas de pós-graduação, em filosofia, voltados para a pesquisa sobre ensino, o que ainda não existe no Brasil.
Embora não seja consensual, muitos pesquisadores defendem a criação de mestrados profissionais em filosofia para aprimorar a formação de professores de educação básica. O modelo seria o mesmo do Profmat, programa de especialização financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para professores de matemática da rede pública.

Governo não irá implantar 33% de hora atividade em janeiro

Proposta é de 25% em 2013 e aumento progressivo de acordo com tempo de serviço efetivo a partir de 2014.


Nesta quinta-feira (13), às vésperas da assembleia da categoria, o governo do Estado, em reunião com a direção da APP, apresentou sua proposta para a implementação da hora-atividade a partir de 2013 e encaminhamentos sobre vários itens da pauta de reivindicação da categoria.
No tema da hora-atividade, o governo voltou atrás no acordo feito com a categoria de implementar os 33,3% no início de 2013. Posição que os dirigentes da APP questionaram veementemente na reunião. A proposta prevê aplicação de 25% de hora-atividade em 2013 e aumento progressivo, em razão do tempo de serviço, a partir de 2014.
Outro ponto de recuo do governo foi a retirada, no projeto de alteração do plano de carreira, do reconhecimento da graduação para os agentes educacionais I e da pós-graduação para os agentes II, o que já estava negociado com o sindicato. Segundo o governo, o projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa na próxima semana.
Foi confirmado na reunião o pagamento do 13º salário nesta sexta-feira para os educadores efetivos e também para os PSS. A folha de dezembro deve ser paga aos servidores no dia 28. Nela estará incluído o pagamento das progressões em atraso, incluindo os meses de outubro, novembro, dezembro e a diferença do 13º. Contudo os avanços dos professores da turma PDE 2010 não estarão na folha. A previsão é que estes valores estejam incluídos na folha de janeiro. Ficou confirmado também o pagamento do 1/3 de férias em janeiro de 2013.
Veja os principais pontos debatidos no encontro:
Hora-atividade - Os representantes da Seed iniciaram a discussão deste assunto afirmando que já cumpre os 33,3%. Para justificar esta tese, o governo utilizou os cálculos já empregados por outros Estados, como São Paulo, tomando como base a jornada de 20 horas/relógio - e não 20 horas/aula, desconsiderando que no Paraná a hora/aula é de, no máximo, 50 minutos.
A secretaria contabilizou estes 10 minutos remanescentes entre uma aula e outra, o que levaria a concluir que o período de hora-atividade já é de 1/3. A APP é radicalmente contra esse cálculo, por entender que ele fere frontalmente o espírito da Lei do Piso e a luta histórica dos trabalhadores em educação de todo o país.
Baseado nesta avaliação, o governo apresentou neste momento uma tabela de implantação progressiva da hora-atividade, de acordo com o tempo de serviço efetivo de cada professor, a iniciar-se em 2014, conforme o quadro abaixo:

Previsão de greve dos professores de rede pública de educação para Março de 2013

Após o Governo do Estado implementar 33,3% de hora-atividade para os professores da rede pública de educação e retirar o reconhecimento de graduação para o agente educacional I e da pós-graduação para o agente II do projeto de lei que altera o plano de carreira de funcionários, os professores ameaçam entrar em greve em meados de Março de 2013.

Entre as principais reivindicações da categoria estão:

- A pauta salarial dos professores que incluirá cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Naciona (que deve ter novo reajuste de janeiro de 2013);
- Reajuste da data-base geral dos servidores, em maio;
- Equiparação salarial dos professores aos demais servidores de nível superior;


Noticia retirada do seguinte site: http://catve.tv/noticia/6/47183/professores-sinalizam-greve-em-marco

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Como resultado das manifestações contra a redução das aulas de Filosofia, Sociologia, Ed. Física, Artes e LEM, o governo do Estado rediscute e define nova matriz curricular mantendo as aulas das disciplinas em questão.

A Secretaria de Estado da Educação definiu nesta quarta-feira (12) o formato da nova matriz curricular de referência para os anos finais do Ensino Fundamental nas escolas da rede estadual de educação básica.

Em reunião com a participação dos 32 Núcleos Regionais de Educação, ficou definido que a nova matriz manterá 25 aulas semanais e passará a ter uma ênfase maior nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, que terão 5 aulas semanais cada uma. A medida atinge cerca de 800 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais.

De acordo com o secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns, o debate sobre a necessidade de alterar a matriz curricular nas escolas estaduais começou em 2011, em vários encontros.

A proposta preliminar previa alterar também a matriz curricular do Ensino Médio, com aumento da carga horária semanal em duas aulas, de 25 para 27 aulas. Foi discutida também uma proposta de uma matriz de 30 aulas semanais de 45 minutos, sugerida pela Secretaria da Educação.

“Decidimos optar por uma alteração gradativa, começando pelo Ensino Fundamental, aumentando a ênfase nas disciplinas de português e matemática e preparando os alunos para o novo ensino médio, que está em processo de discussão em todo o país”, afirmou o secretário.

Arns disse que, ao decidir pela alteração da matriz curricular no ensino fundamental, o Estado amplia o espaço para debater o tema com os municípios, responsáveis pelo transporte escolar de 250 mil estudantes das redes estadual e municipal.

“É preciso discutir soluções logísticas para aumentar a carga horária no ensino médio nas escolas porque, além do transporte escolar, é preciso ter um quadro de apoio na escola para atender especialmente as crianças menores”, afirma o secretário. “Em muitos municípios, são prefeitos novos que vão assumir o cargo, ou às vezes os contratos do transporte escolar já foram assinados.”

Ainda segundo o secretário, a opção por manter a matriz curricular do Ensino Médio vai permitir que haja tempo no decorrer do ano para discutir o assunto com todas as instituições interessadas.

Junto com a matriz, o debate sobre o ensino médio deverá incluir outras questões importantes, como a intensificação do ensino médio profissionalizante e a oferta de ensino profissionalizante concomitantemente com o ensino regular, em dois turnos, e as atividades de contraturno e do ensino em tempo integral.

“Vamos aproveitar para estender a abordagem para tratar de outros grandes desafios - como a evasão escolar, a reprovação, o conteúdo das disciplinas, as novas tecnologias e a metodologia de ensino - que geram impacto no processo pedagógico”, disse o secretário.

Além disso, nesse período o Ministério da Educação poderá se manifestar sobre a proposta elaborada pelos secretários estaduais de Educação de todo o país que se reuniram em Curitiba, em novembro, e fecharam um documento com propostas para o ensino médio.

“O Conselho Nacional de Secretários de Educação está debatendo a questão do Ensino Médio há meses e entregou ao ministro da Educação um conjunto de propostas que contemplam todos os estados e as regiões do país”, afirmou Arns. “Todos querem uma reorientação do ensino médio e a carga horária é um dos pontos a ser levado em consideração.”

O secretário afirma que, ao criar uma nova matriz de referência para o ensino fundamental, que atinge a maioria dos estudantes, será possível preparar o aluno de maneira mais consistente para os desafios do Ensino Médio, além de permitir planejar melhor a rede de ensino.

Entre as vantagens de ter uma matriz de referência estão a garantia da oferta do mesmo número de aulas em todas as disciplinas para todos os estudantes, maior facilidade para organizar o trabalho pedagógico, facilidade para a transferência de alunos entre escolas e entre municípios ou estados, e também a maior possibilidade de organização da hora atividade concentrada com os professores de cada disciplina.





Notícia retirada do site:  http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4077&tit=Definida-nova-matriz-curricular-de-referencia-para-o-ensino-fundamental

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reunião entre UEM e Prefeitura de Mgá discutem transposição da UEM entre outras.

O Reitor da Universidade Estadual de Maringá, Prof. Dr. Julio Santiago Prates Filho e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Neusa Altóe, convidam para uma reunião, a ser realizada no dia 13/12/2012 (quinta-feira), às 14h30, no Auditório do PDE, bloco B-33, com a presença do Prefeito Municipal de Maringá, Silvio Magalhães Barros II, para tratar de assutos de interesse de ambas as partes, inclusive sobre o projeto de transposição da UEM, que tem o intuito de construir um túnel que ligará a rua Luro Werneck a Vila Esperança, ou seja, um túnel que irá cortar a UEM.
"A possibilidade da construção do túnel, que cortará o campus, provavelmente, entre BCE e Restaurante Universitário, além de se apresentar como um grande transtorno, por exigir a demolição de blocos novos, máquinarios circulando, barulho e etc. Teremos que, posteriormente, conviver com o barulho do trânsito embaixo das salas de aula. Sem contar que, há fortes indicios de que o desespero pela transposição da UEM, abrir o túnel que ligue a rua Lauro Werneck até a Vila Esperança, é um interesse voltado a especulação imobiliária."
 
Contamos com a presença de todos, por se tratar da discussão de um projeto de grande interesse para a nossa Instituição.



Maringá, 10 de dezembro de 2012

domingo, 9 de dezembro de 2012

" O principal destaque da UEM foi o curso de licenciatura em Filosofia, que ficou com conceito 5, tanto nos CPC quanto no Enade".

UEM é a melhor universidade do Paraná segundo o MEC Imprimir E-mail
07 de dezembro de 2012
 
A UEM voltou a ser a melhor universidade do Paraná, segundo o Ministério da Educação (MEC). O resultado é baseado nos conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC), referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011, divulgados no último dia 6 (quinta-feira), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O IGC sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado. O conceito varia entre 1 e 5. Pelo ranking, a UEM é a primeira colocada no estado, com 3,60 pontos, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que obteve 3,54 pontos. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ficou com 3,50 pontos, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 3,30. A faixa IGC é a mesma para as quatro instituições (4). Confira a planilha completa do IGC neste link.

Também foram divulgados os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado no ano passado. A média do CPC é resultado de um balanço entre a média da nota correspondente ao Enade, a titulação dos professores e ao seu regime laboral e nos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição. O principal destaque da UEM foi o curso de licenciatura em Filosofia, que ficou com conceito 5, tanto nos CPC quanto no Enade. Confira a planilha completa do CPC neste link.

Segundo a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, mais uma vez a Universidade conquista um excelente resultado nas avaliações do MEC, fruto da dedicação e do trabalho de toda a comunidade universitária e de políticas que possibilitam a qualificação de professores e técnicos. “A universidade colhe o resultado do conjunto de esforços de todos os sujeitos que se dedicam e que fazem a diferença na construção da excelência da UEM”, conclui a pró-reitora.

Para o reitor Júlio Santiago Prates Filho, esta conquista vem no momento oportuno, mostrando que a UEM continua se destacando. Na avaliação dele, o resultado divulgado pelo MEC vem em reconhecimento ao corpo docente e de agentes universitários e ao empenho dos estudantes. “Isso sem dúvida aumenta nossa responsabilidade. Vamos comemorar, mas com cautela, sabedores que temos que avançar ainda mais, procurando aliar o crescimento quantitativo com o qualitativo”, acrescenta o reitor, para quem, o desempenho da UEM coloca a Universidade Estadual de Maringá como uma das principais instituições de ensino superior do País.

Noticia retirada so site da UEM: http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6169&Itemid=1

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Amanhã (04/11) ato pela ampliação da matriz curricular do Ensino Médio das escolas do Paraná.

O Governo do Estado do Paraná, mediante atitude impositora, diminuiu as aulas de Filosofia, Sociologia, Educação Física, Lingua Estranheira Moderna e Artes da matriz curricular do Ensino Médio, com o intuito de aumentar as aulas de Português e Matemática.
Quando era, apenas, desconfiado a possibilidade de mudança da matriz curricular, houve muitas discussões no âmbito escolar, principalmente quando o NESEF (Núcleo de Estudos Sobre o Ensino de Filosofia) lançou uma critica sobre a possibilidade de tais alterações, que passariam por cima da opinião pública. 

(Leia o manifesto acessando o seguinte link básica.http://tocadasofia.blogspot.com.br/2012/09/manifesto-de-apoio-ao-posicionamento.html ).

Vários núcleos de filosofia e sociologia surgiram pelo Estado do Paraná,  construindo abaixo - assinados, enviados para a SEED - Secretária de Estudação do Estado do Paraná, mostrando repúdio a proposta do Governo do Estado, e mobilizando a população para atentar-se a decisão de sucatear, ainda mais, a educação do nosso Estado.
Visando um aumento nas estatísticas do IDEB (responsável pela avaliação da qualidade de educação) o Governo decidiu reduzir disciplinas, para dar lugar as aulas de Português e Matemática, lembrando que apenas estas duas disciplinas sãp utilizadas como referencia para a avaliação feita pelo IDEB, que dirá se o nível de educação subiu ou não. Mas será que esse método de avaliação tem sido válido para avaliar a qualidade de ensino?
Menosprezando a função das demais disciplinas, o Governo do Estado aumentou a matriz curricular de Português e Matemática e como resultado dessa alteração, as demais disciplinas tiveram suas matrizes reduzidas. A atitude do Governo do Estado passou por cima da opinião pública ao recusar-se dialogo com a comunidade escolar, impondo sua decisão goela abaixo dos educadores e estudantes. Mas nós temos a consciencia de que, reduzir aulas só prejudicará a Educação, por isso, não reconhecemos real preocupação do Governo com a nossa educação, não mais que com as estatísticas do IDEB que visa uma falsa idéia de educação de qualidade, desde que nada dizem sobre o que realmente é a nossa educação. De repente a que está em penultimo lugar no ranking de avaliação de qualidade de educação dos Países em Desenvolvimento?

Por isso afirmamos nosso compromisso com a luta contra a redução da Matriz Curricular defendendo que uma educação de qualidade é aquela que reconhece todas as disciplinas como importantes, por isso, queremos a equiparação/ampliação das aulas para todas as disciplinas, além de mais investimentos em infra-estrutura e o reconhecimento do educador.

VAMOS TODOS AS RUAS NESTA TERÇA-FEIRA (04/12) DIZER NÃO A POSTURA IMPOSITORA DO GOVERNO DO ESTADO E EXIGIR A AMPLIAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. NÃO QUEREMOS REDUÇÃO, QUEREMOS INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO.

Concentração às 08h30min na praça Rapouso Tavares, e em seguida, seguiremos em caminhada até o núcleo de educação.


Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...
 Raul Seixas

Abaixo segue mais informações:

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Contra a redução das aulas de filosofia, sociologia, artes, educação física e lingua estrangeira moderna.





Nesta segunda-feira (03/12) nos reuniremos no DCE, às 17h30min, para esclarecimentos a respeito do corte das aulas de filosofia, sociologia, educação física, artes e lingua estrangeira moderna na matriz curricular do ensino médio, pelo Governo do Estado.


Todos estão convidados a passarem por lá, para obter esclarecimentos e produzir cartazes.


Estudantes da PUC Maringá se mobilizam para participar do Ato contra o corte das aulas de filosofia, sociologia, educação física, artes e lingua estrangeira moderna.





Galera da Filosofia da PUCPR-Câmpus Maringá. O governo do estado quer empurrar sem discussão uma mudança na matriz curricular do estado. Da forma como está posta, disciplinas como sociologia, filosofia, inglês, arte, ed. física, entre outras, correm o risco de perder aulas para que possa ser aumentada as aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Sabemos que a qualidade na educação se dá através de
financiamento e políticas para o setor. Nada disso vem sendo feito.
Por isso, o pessoal do CAFIL-UEM, nos convidaram para uma manifestação buscando sensibilizar o governo, pedindo retirada dessa proposta.

PARA TANTO OCORRERÁ NESTA SEGUNDA (03/12/12), ÀS 17h30, NO DCE DA UEM, UMA REUNIÃO PARA ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAS DO MANIFESTO.
O MANIFESTO ACONTECERÁ NA TERÇA (04/12/12) COM INÍCIA ÀS 8h30 NA PRAÇA RAPOSO TAVARES. CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ranking de educação com 40 países coloca o Brasil em penúltimo lugar

Um ranking de qualidade de educação elaborado pela consultoria Economist Intelligence Unit incluindo 40 países colocou o Brasil na penúltima posição, atrás de nações como Bulgária, Romênia, Colômbia e Tailândia. A Finlândia é a líder da lista, seguida por quatro países asiáticos: Coreia do Sul, Hong Kong, Japão e Cingapura.
De acordo com a BBC Brasil, a lista foi feita sob encomenda da Pearson, empresa fabricante de sistemas de aprendizado. O ranking leva em conta testes de matemática, ciências e habilidades linguísticas feitos com alunos entre 2006 e 2010. Outros critérios, como a quantidade de alunos que ingressam na universidade e a qualidade dos professores também foram empregados.
Leia também:

Governo promete investir R$ 2,7 bilhões para alfabetizar crianças até os 8 anos
O financiamento do novo Plano Nacional de Educação
Comissão da Câmara aprova 10% do PIB para educação


O relatório da Pearson com base nos resultados do levantamento afirma que a existência de uma “cultura nacional de aprendizado” é mais importante que o tamanho dos investimentos para que um país tenha sucesso em termos educacionais. Essa é a característica em comum da Finlândia e da Coreia do Sul, que figuram nos primeiros lugares não apenas neste ranking mas em outros que levam em conta a qualidade da educação. Essa “cultura de aprendizado” é o que permite um país melhorar sua educação por meio da valorização de professores e escolas, afirma o estudo.
Confira abaixo o ranking da EIU:
1 Finlândia
2 Coreia do Sul
3 Hong Kong
4 Japão
5 Cingapura
6 Grã-Bretanha
7 Holanda
8 Nova Zelândia
9 Suíça
10 Canadá
11 Irlanda
12 Dinamarca
13 Austrália
14 Polônia
15 Alemanha
16 Bélgica
17 Estados Unidos
18 Hungria
19 Eslováquia
20 Rússia
21 Suécia
22 República Tcheca
23 Áustria
24 Itália
25 França
26 Noruega
27 Portugal
28 Espanha
29 Israel
30 Bulgária
31 Grécia
32 Romênia
33 Chile
34 Turquia
35 Argentina
36 Colômbia
37 Tailândia
38 México
39 Brasil

40 Indonésia


Matéria retirada do site do Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/ranking-de-educacao-com-40-paises-coloca-o-brasil-em-penultimo-lugar/

Manifestação contra a mudança da matriz curricular das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Artes e Ed. Física.

No dia 04 de Dezembro haverá uma manifestação contra a redução das aulas de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

Saída da praça Rapouso Tavares (Centro)

Horário: 08h30min

Data: 04 de Dezembro de 2012

Para obterem mais informações acessem o link do Facebook a respeito da manifestação:

http://www.facebook.com/events/347722121992271/

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Resultado da eleição do CAFIL e da posse da nova gestão..

No dia 22 de Novembro de 2012 ocorreram as eleições para decidir a nova direção do CAFIL. O resultado foi:

- 51 Votantes

Chapa Filosofia: 51 votos
Nulos ou brancos: 0 votos.


Integrantes da nova gestão do CAFIL:

Nome da chapa: Filosofia
Presidente: Letícia Campigotto                                                    
Vice – Presidente: André Rosolem                                              
Secretaria de Organização: Douglas de Souza                      
 Secretaria de Finanças: Caio Giovani                                             
Secretaria de comunicações e eventos: Georgia K. Noda             



A transição e posse da nova direção acontecerá no dia 30 de Novembro de 2012, às 17h30min no espaço físico dos estudantes de filosofia, CAFIL. Todos estão convidados a comparecer.

Comissão Eleitoral
2012-2013

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Debate de propostas de campanha - Eleições CAFIL 2012/2013

A comissão eleitoral convida: todos os estudantes do curso de filosofia para comparecerem ao debate de proposta de campanha da chapa inscrita para assumir a direção do Centro Acadêmico de Filosofia da UEM.



Data: 21/11/2012 (Quarta-feira)
Horário: 17h30min
Local: Bloco I12 - sala 108 - UEM




Observação: não será permitido qualquer tipo de ação que vise denegrir a imagem dos estudantes que se dispuseram a inscrever chapa para as eleições do CAFIL. Devemos debater ideias e propostas que vise o fortalecimento do curso

- A eleição será no dia 22/11/2012. A urna ficará no bloco I12 para que os estudantes possam ter mais fácil acesso. Horário de votação: 13h30min até as 17h10min, após esse horário faremos a contação de votos.

- A data da transição e empossamento da nova gestão será decidia pela comissão eleitoral, após tratar com a gestão anterior e atual, e divulgada aos demais estudantes do curso.


Comissão Eleitoral
2012/2013

terça-feira, 13 de novembro de 2012

UEM contribui com doações para funcionários residentes na Cidade de Diamante do Norte que foi devastada pela chuva.



Doação para Diamante do Norte
13 de novembro de 2012


A cidade de Diamante do Norte foi devastada por uma forte chuva na noite do dia 8. Muitas pessoas perderam tudo o que tinham, entre elas, estão servidores da UEM do câmpus daquela cidade. Um grupo de servidores, em conjunto com a DCT, está coletando donativos para encaminhar aos colegas.
Estão sendo recebidos móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados e alimentos não perecíveis. Os móveis e elétrodomésticos poderão ser deixados no Patrimônio da UEM (PAT - falar com Márcia). As roupas e alimentos poderão ser entregues na PRH/DCT (Bloco 104 - sala 2).
Quem não tiver condições de transportar o material para doação deve entrar em contato pelo e-mail sec-dct@uem.br, que será agendado um veículo para sua retirada. Informações pelo telefone 3011-4264, ou pelo celular 9949-3027.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Prestação de contas: Gestão Télos 2011/2012


Caros estudantes,

Como tesoureira da chapa estou aqui postando a prestação final de contas da gestão Télos. É uma humilde discriminação dos gastos e lucros da nossa gestão ao longo desse último ano. Não me baseei em nenhuma prestação mais formal, apenas naquilo que tinha em mãos.

Observação 1: O dinheiro dos gastos ultrapassa o valor do dinheiro em caixa, devido ao lucro das camisetas não ter sido contabilizado a tempo.

Observação 2: Ainda temos dinheiro à receber da segunda remessa de camisetas, Camila nossa secretária, postará uma discriminação com a relação de pedidos, assim como com o valor recebido e quantas camisetas ainda restam. ( O que ficará por conta da próxima gestão em vender).

Se tiverem alguma dúvida postem por aqui mesmo ou pelo facebook, estarei à disposição para atendê-los.

Atenciosamente,
Debora Hellwig.


Edital de homologação de chapas para as eleições do Centro Acadêmico de Filosofia – CAFIL



Na sexta-feira (09/11), as 17h10min, encerraram as inscrições de chapas para disputa eleitoral do CAFIL. Concorrem as eleições:

Nome da chapa: Filosofia
Presidente: Letícia Campigotto                                                      RA: 67821
Vice – Presidente: André Rosolem                                                  RA: 60973
Secretaria de Organização: Douglas de Souza                                 RA: 76808
Secretaria de Finanças: Caio Giovani                                               RA: 67482
Secretaria de comunicações e eventos: Georgia K. Noda                RA: 61725

                                              
Informes:
·         A campanha eleitoral poderá ser feita até o dia 21 de Novembro de 2012.
·         Data do debate de apresentação de propostas: 20/11/2012
·         Data da eleição do CAFIL: 22 de Novembro de 2012.
A data da posse da nova gestão do CAFIL será decidida pela Comissão Eleitoral após as eleições.



Comissão Eleitoral - 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Regimento Eleitoral do CAFIL – Centro Acadêmico de Filosofia




No dia 30 de Outubro de 2012 foi realizada assembléia geral do CAFIL (Centro Acadêmico de Filosofia) nas dependências do bloco I12, às 17h30min, com o intuito de estabelecer a comissão eleitoral para realizações as eleições do CAFIL 2012/2013.
Em assembléia foi decidido que a comissão eleitoral ficará responsável pela data das inscrições de chapas, homologação e eleição. Foram deliberados três alunos do curso de filosofia para participarem da comissão eleitoral: Nicolas Frizzarini (2°), Lorena Chiara (2º) e João Paulo (1º).

Da Comissão Eleitoral:
Das inscrições de chapas:
As eleições serão disputadas por chapas inscritas de forma que fique claro o nome de cada componente, cargo pretendido por cada membro da chapa, número de registro acadêmico e turma do curso:
Presidente:
Vice – presidente:
Secretaria de organização:
Secretaria de finanças:
Secretaria de comunicação e eventos:
Fica claro que são necessários cinco nomes para comporem os cargos inscritos no estatuto do CAFIL. Para inscrição é necessário procurar os estudantes que fazem parte da comissão eleitoral no bloco I12, no período das 13h30min até as 17h30min, do dia 05 ao dia 09 de novembro de 2012.
Da homologação das chapas inscritas:
No dia 12 de Novembro (Segunda-Feira) as chapas serão homologadas e colocadas em edital no bloco I12 pela comissão eleitoral para conhecimento dos alunos da filosofia. A partir desta data iniciarão as campanhas que perdurará por uma semana, ou seja, do dia 12 ao dia 16 de novembro de 2012.
- Não é permitido arrancar o material de campanha das chapas inscritas, caso haja alguma denuncia, a chapa que cometeu essa infração estará sujeita a impugnação.
- Não é permitida campanha que vise denegrir a imagem dos estudantes do curso, ou seja, com conteúdo ofensivo.
- É permitida campanha online, acesso as salas de aulas e colagem de cartazes.
- Fica restrito o uso de material de campanha permanente.
Do debate e apresentação de propostas das chapas inscritas:
- O debate será realizado na semana de campanha. No dia 13 de Novembro de 2012 (terça – feira). Lembrando que no dia 15 de Novembro é feriado e não haverá aula.
- No debate os alunos que se propuseram a participar poderão apresentar suas propostas de campanha e os estudantes que comparecerem ao debate poderão levar propostas.
- Não é permitido a comissão eleitoral tomar posição a favor de uma ou outra chapa.
Das eleições:
As eleições ocorrerão no dia 22 de Novembro de 2012, das 13h30min até as 17h10min. A urna ficará no bloco I12 durante todo o período de aula do curso de filosofia, fiscalizada por um estudante que não faz parte da chapa e nem da comissão eleitoral, podendo as chapas disponibilizar duas pessoas para ser fiscal da urna.

Da apuração dos votos:
A apuração dos votos acontecerá após as 17h10min, horário de encerramento das votações. A urna será encaminhada ao CAFIL pela comissão eleitoral para que sejam apurados os votos. A chapa que constar a maioria dos votos será eleita para gestão 2012 – 2013.
Da posse e transição:
- A gestão do CAFIL 2011/2012 fará a transição para a gestão eleita no dia 26 de novembro de 2012. Apresentando prestação de contas, chaves e documentação do CAFIL. O Horário será definido pela comissão eleitoral.


Comissão eleitoral: